O mundanismo na Igreja atual

O MUNDANISMO NA IGREJA ATUAL I Jo 2:15-17

 

· O que é que vem a mente, quando falamos em mundanismo?
· Sexo, vícios, pecado, descrentes, mundo, proibições, roupas sensuais, danças eróticas, músicas profanas, drogas, bebidas alcoólicas?
· O que é o MUNDO? A Bíblia refere-se a vários “mundos”:
· Mundo: criação de Deus, universo, terra, animais, vegetais, homem, etc... “Deus criou o mundo”.
· Mundo: pessoas “Deus amou o mundo de tal maneira...”
· Mundo: sistema de valores contrários a Deus e aos valores cristãos “concupiscência do mundo”
· Mundo: pessoas + valores contrários a Deus “não somos deste mundo”
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

· O grande desafio que a Igreja enfrenta, atualmente é a pressão e a ilusão do secularismo sobre ela.
· A influência do mundanismo resulta em perda dos valores e virtudes cristãs, no enfraquecimento e estagnação da Igreja.
· A igreja torna-se uma mera organização eclesiástica, sem vida e sem o poder do ESPÍRITO SANTO. Os fundamentos da fé se abalam e por fim desabam.
· Em todos os lugares, percebemos a crescente infiltração do mundanismo na Igreja sob a forma de conceitos, comportamentos e práticas anticristãs.

I. O QUE É MUNDANISMO DA IGREJA?
a) O Mundanismo da igreja é o modo como ela vive, age e acomoda-se aos padrões do mundo.

b) Pervertem os ensinos bíblicos, abandona-se o que é SANTO, utiliza a fé com fins escusos e se adotam idéias contrárias à doutrina cristã.
c) De repente, a santidade do ESPÍRITO, alma e corpo não têm mais tanta importância; assim dizem os desviados Mundanistas: "o que importa na pessoa é o coração"

II. COMO ACONTECE O MUNDANISMO DENTRO DA IGREJA?
a) Muitos se declaram cristãos, mas não são de CRISTO (Mt 7.21-23; Fp 3.18,19). Isto é secularismo.

b) O Mundanismo torce a verdade de DEUS e busca tornar a Igreja uma instituição corrompida e secularizada.
c) Muitos adotam os costumes e modos de viver do mundo em todas as suas esferas: na família, no emprego, na escola, no lazer e em várias outras atividades e ações.

III. QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DO MUNDANISMO NA IGREJA?
a) A perda de identidade do crente.

b) Valorização da forma ao invés do conteúdo.
· ensaio de bloco carnavalesco, enquanto no santuário, no chamado "louvorzão", entram em cena os "trenzinhos" e outras abominações.
· A linguagem que materializa a divindade está sendo empregada pelos "animadores de culto" e até elementos do judaísmo aparecem em conjunto com a liturgia cristã.

É o Mundanismo do culto evangélico para agradar os que rejeitam os preceitos normativos de vida, revelados pelas Escrituras.

IV. COMO COMBATER O MUNDANISMO NA IGREJA?
a) A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de Deus. A separação do mundo é parte essencial da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai (2 Co 6.16-18).

b) A igreja é um exército engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Espírito (Ef 6.17). Seu combate é espiritual, contra Satanás e o pecado.
c) A igreja é a coluna e o fundamento da verdade (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma construção.
d) A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (ver Fp 1.17; Jd 3).